Paleta de cores: Como usar na decoração da casa? Observe as revistas e os sites com dicas de decoração e perceba que os ambientes mais bonitos e bem decorados apresentam uma composição de cores harmônica. Ou seja, as tonalidades dos móveis e objetos diversos, das paredes e do piso combinam entre si e formam um ambiente visualmente interessante. Qual é o segredo? A resposta é simples: é a paleta de cores usadas na decoração.

Se você ainda está por fora da importância que a escolha das cores tem para a decoração de um ambiente, continue lendo esse post e confira como usar a paleta de cores pode proporcionar o diferencial para garantir uma foma estilosa e repleta de personalidade para a decoração da casa.

Confira!

 

A importância da paleta de cores

A paleta de cores é exatamente o que você está vendo em um cômodo, ou seja, é a utilização de algumas tonalidades que estão lá para criar um determinado efeito visual.

Dependendo das cores que você usa em um ambiente, a atmosfera dele vai transmitir algumas sensações, vai passar mensagens específicas. Isso significa que elas têm o pode de interferir no seu humor e até mesmo no seu bem-estar.

Assim, escolher bem as cores é uma tarefa muito importante que pode dar outro sentido para a sua decoração. Mas, para isso, é necessário entender como as tonalidades funcionam entre si para transmitir os efeitos desejados.

Se você está achando que fazer essa escolha da paleta de cores é uma questão complicada e já se imagina contratando um decorador profissional ou um designer de interiores, saiba que você mesma consegue definir as suas cores e montar a uma linda decoração da casa. Acompanhe o artigo para conhecer as tonalidades e selecionar as melhores para os ambientes da sua casa.

 

Que tipo de mensagem você quer passar?

Dcoração com cores vivas
Decorção usando cores

Antes de determinar qual é a melhor paleta de cores, você precisa saber qual é a mensagem, ou seja, o efeito que gostaria que cada cômodo transmitisse. A partir daí, será possível escolher as tonalidades que combinam entre si para provocar essas sensações.

Por exemplo, se você trabalha em casa e tem um escritório (home-office), onde passa boa parte do tempo e recebe clientes para fazer reuniões diversas, precisa pensar em uma decoração que transmita seriedade e não lembre o clima familiar de uma casa.

Se você tem filhos pequenos e a varanda da sua casa ou apartamento funciona como uma espécie de playground para eles, é importante pensar em uma arrumação que inclua móveis e objetos em cores mais próprias para o universo infantil.

Se você possui um quarto de visitantes que normalmente serve para hospedar seus pais, sogros ou parentes idosos, pode ser interessante apostar em uma decoração mais neutra e sóbria com o uso de poucas cores.

Enfim, a definição da paleta de cores também está relacionada ao tipo de atividade que é realizada em cada ambiente ou a função que cada cômodo originalmente possui.

 

Entenda mais sobre cores quentes e frias

As cores são normalmente divididas em quentes e frias.

As quentes como vermelho, laranja e amarelo, são intensas e transmitem um clima de alegria e vibração. São ideais para serem usadas em ambientes para receber visitas e onde crianças convivam.

Já as frias tem o efeito contrário e passam uma sensação de calmaria e quietude. As tonalidades como azul, roxo e verde são próprias para serem usadas em ambientes relaxantes e são ideais também para escritórios de trabalho.

 

Escolhendo as suas cores

Decoração azul, monocromática, papel de parede
Decoração azul, monocromática, papel de parede

Para que a sua decoração tenha literalmente o seu jeito e a sua personalidade, você pode começar escolhendo objetos que tenham a sua cor preferida. Sim, usar a tonalidade que mais lhe agrada pode ser um ótimo ponto de partida para decorar o restante do cômodo.

Outro excelente ponto de partida para a escolha da paleta de cores que vai usar na decoração é analisar a cor predominante nos móveis e objetos que já possui em cada ambiente.

Por exemplo, se a sua sala possui móveis em madeira de demolição e você deseja suavizar a atmosfera, seria interessante apostar em objetos como cortinas, almofadas e tapetes em cores claras.

Ou se a sala foi montada com móveis em tons claros, como branco e bege, e você gostaria de quebrar a monotonia, uma ótima dica é investir em pontos de cor vibrantes como uma mesinha de centro em madeira colorida, uma composição com quadros coloridos na parede, cortinas com estampas e assim vai.

Mas, lembre-se que para a sua paleta de cores fazer sentido na sua decoração, ela deve estar a serviço do tipo de clima que você gostaria de ter em cada ambiente.

 

Dicas de combinação de paleta de cores

Agora que você já sabe que pode definir a sua paleta de cores a partir da sua tonalidade preferida e que uma ótima maneira de começar a decoração, é analisar as cores predominantes dos móveis e dos objetos que já possui, acompanhe abaixo algumas dicas de combinação de cores.

 

  • Cores sofisticadas

Use cores sofisticadas na decoração da casa.

Normalmente, as decorações elegantes e com personalidade usam cores mais escuras que transmitem um clima de sofisticação como o verde ou azul profundo. Para compor o ambiente, use pontos de cor como almofadas, tapetes ou objetos decorativos variados em tons de vermelho.

  • Cores para relaxar

Use cores para relaxar na decoração da casa.

Se você gostaria de uma decoração com pouca informação e que transmita uma atmosfera de aconchego própria para relaxar, o ideal é investir em uma paleta de cores mais neutras e frias como tons de cinza, bege e marrom. Esses tons ficam ótimos em quartos e salas para televisão.

Mas, se você quer esse clima de calmaria e também não dispensa um pouco de cor na decoração, uma boa alternativa é usar uma combinação de tonalidades de azul, verde e roxo.

  • Cores vibrantes

Use cores vibrantes para enfatizar a decoração da casa.

Se você recebe muitos amigos e parentes em casa, é interessante que o ambiente onde ocorrem essas reuniões animadas, como sala ou varanda, transmita um clima de alegria e descontração. Para isso, aposte em uma paleta cores intensas como laranja, azul, verde, amarelo e roxo.

Para ficar elegante, espalhe os objetos decorativos nestas cores pelo cômodo, mas use como base uma tonalidade neutra. Por exemplo, em um sofá branco, coloque várias almofadas coloridas. Em uma parede bege, faça uma composição de pequenos quadros coloridos ou um único quadro grande em cores vibrantes.

Monte a sua paleta de cores e viva em uma nova decoração! Aproveite também para conhecer a linha completa de papel de parede em cores diferenciadas que a Nevan decor tem para proporcionar ao seu lar um visual mais bonito e que combina com você!