Com a proximidade do Dia das Crianças e entre as inúmeras possibilidades de presentes, voltar a atenção para a decoração do quarto dos filhos pode ser a melhor alternativa para esse ano.

Dia das crianças papel de parede infantil de oceano e nemo.
Dia das crianças papel de parede infantil de oceano e nemo.

Isso porque as crianças representam as futuras gerações e é importante estabelecermos, através da decoração estímulos visuais que auxiliem em seu desenvolvimento e ajude a mantê-las imaginativas e sonhadoras.

Por isso, ao presentear os seus filhos na próxima data do Dia das Crianças, considere as dicas contidas nessa postagem e forneça, através da decoração, o presente ideal que poderá gerar bons frutos para o futuro, desenvolvimento e formação dos pequeninos.

Confira!

 

Ideias criativas para decorar o quarto das crianças

Dia das crianças e ideias para Papel de Parede Infantil
Dia das crianças e ideias para Papel de Parede Infantil.

Uma das principais alternativas em revestimento e com os melhores valores do mercado, é o papel de parede. Capazes de transformar todo o ambiente, para quartos infantis existem alternativas que atendam às diferentes faixas etárias e gostos. Veja algumas delas:

 

  • Quarto de bebês feminino:

No dia das crianças, dê uma repaginada no quarto da sua bebêzinha através da utilização de papéis de parede com temáticas florais, dando um tom mais feminino e romântico ambiente.

Há também papéis de parede com pequenos animais, nuvens e os geométricos que podem ser incluídos em decorações tanto para os meninos quanto para as meninas.

Preze pela suavidade dos tons, as cores muito vivas podem agitar o bebê. Por isso, recomenda-se as bases em rosa claro (ou rosa bebê), assim como os tons de azul e os amarelos para o papel de parede.

 

  • Quarto de bebês masculino

Se o seu presente do Dia das crianças for para um menino, dê preferência aos modelos de papel de parede com automóveis, pequenas motocicletas, dentre outros tipos de detalhes que remetem ao universo masculino.

Existem ainda aqueles que contém ilustrações de bolas de futebol, bicicletas ou o time do coração. Nesse caso, a dica dos quartos de bebê femininos são ainda válidas: os tons claros de azul e amarelo são indicados para a base dos papéis de parede, bem como os tons claros do cinza.

Assim, evita-se provocar distúrbios ao sono do seu pequeno, além de deixar o ambiente mais aconchegante e agradável.

 

  • Quarto de menina

As crianças maiores podem também beneficiar-se deste presente no dia das crianças. Já estando com os gostos mais definidos e podendo exercer a sua opinião na escolha dos produtos, você poderá proporcionar um resultado mais belo e personalizado ao quarto de suas filhas.

Entre as principais alternativas, estão a de papéis de parede com estampas de princesas, os clássicos florais, há também pequenos animais, elementos geométricos, corações e estrelinhas.

As texturas podem ser utilizadas vizando trazer um resultado inovador. O que vale aqui é manter a personalidade da criança em destaque e auxiliá-la na escolha do papel de parede que seja capaz de agrada-la no dia das crianças.

 

  • Quarto de menino

Carrinhos, futebol, apitos e outros elementos típicos da formação dos rapazes em nossa sociedade, podem surgir como boas alternativas para as estampas de papel de parede.

Se deseja, no entanto, obter resultados mais “neutros”, sem que influenciam determinada escolha ou comportamento, faça o uso de papéis de parede com base em azul, verde, cinza e até mesmo os mais escuros.

Há alternativas de papel de parede que reproduzem uma lousa, permitindo que as crianças exercitem os seus estímulos criativos e desenvolvam ilustrações na parede.

A recomendação de deixar a personalidade da criança influenciar na escolha do papel de parede é também válida para esta situação. Deixe que os rapazes digam o que eles gostam e o que seria interessante incluir na decoração de seus quartos.

 

Os papéis de parede são seguros?

Dia das crianças papel de parede infantil menino e menina
Dia das crianças papel de parede infantil menino e menina

Há ainda quem acredite que os papéis de parede possam conter toxinas em seus elementos pigmentadores. No entanto, as empresas responsáveis pela fabricação de papéis de parede, selecionam matérias-primas não danosas aos seres humanos.

Além disso, os métodos utilizados na fabricação do papel de parede, possibilitam o seu uso em qualquer ambiente, inclusive no quarto de crianças, pois este produto não oferece risco de intoxicação ou qualquer outro problema equivalente. Contudo, é necessário que você mantenha o papel de parede devidamente higienizado.

Assim como qualquer outro tipo de revestimento, somente a limpeza regular evitará o acúmulo de poluição ou possíveis organismos que possam oferecer riscos. É de fundamental importância que a aplicação seja feita em ambientes secos.

Verifique se não há infiltrações de água na parede em que será aplicado o papel de parede, e certifique-se de deixá-la regular antes da aplicação. O umedecimento do papel de parede, pode gerar fungos, além de danificar o material.

A limpeza deve ser feita somente com a utilização de um pano levemente umedecido, ou quando houver indicações específicas do fabricante para a limpeza do produto.

 

Como aplicar o papel de parede no quarto das crianças?

Por fim, após dado o presente do dia das crianças, chega a agora de realizar a sua aplicação. Este procedimento é simples e exige somente cuidado e paciência, não sendo necessária a contratação de um profissional. Assim:

  • Certifique-se de que a parede onde será feita a aplicação está limpa e uniforme. Caso seja necessário, efetue a limpeza da parede com um pano úmido limpo ou corrija as irregularidades com o uso de uma lixa (realizando a limpeza logo após).
  • Meça a área de aplicação e recorte (se necessário) em tamanhos equivalentes para formar o desenho final. Isso facilitará a aplicação. Existem alternativas de papel de parede adesivado que não exigem o corte e já vêm dispostas nas faixas adequadas para a aplicação. Esses modelos são ainda melhores e mais práticos.
  • A aplicação, de fato, deve ser dada sempre de cima para baixo (ou do teto ao chão). Aplique no topo e vá seguindo aos poucos a extensão do papel, até atingir a extremidade inferior. Utilize-se de réguas, espátulas ou demais objetos que ajudem a fixá-lo melhor e impeça o surgimento de bolhas.
  • Repita o processo até que preencha toda a parede.

Ao seguir as dicas e recomendações da postagem, será possível presentear os seus filhos no Dia das crianças, com um presente inovador e criativo, que poderá auxiliá-lo a desenvolver melhor as suas atividades e potencialidades. Experimente essa alternativa e transforme o ambiente de seus filhos!