Se você quer inovar a decoração da sua casa, ressaltando a beleza de cada cômodo de forma prática, rápida e sem sujeira, e ainda economizar, uma ótima dica é trocar é aplicar papel de parede. Dentre os variados modelos com desenhos e estampas diferentes que existem no mercado, uma das tendências que não saem de moda e são sempre elegantes é o papel de parede listrado.

O papel de parede começou a ser amplamente usado no Brasil a partir de década de 1960. Isso foi possível devido à modernização da indústria brasileira que permitiu expandir a produção nacional.

Com a tecnologia moderna, atualmente, é possível encontrar o revestimento em tipos diferenciados. Confira a seguir os tipos de papel de parede, como instalar esse revestimento e o diferencial que o papel de parede listrado pode proporcionar ao seu ambiente.

 

Tipos de papel de parede

 

 

  1. Tradicional

O modelo tradicional é fabricado com celulose e deve ser instalado em locais secos e onde não circulem muitas pessoas. Existem variadas opções de estampas, desenhos e cores. A limpeza deve ser com pano seco.

 

  1. TNT

O modelo em TNT é fabricado com fibras de poliéster e celulose e imitam o aspecto de um tecido. Podem ser aplicados em locais secos e úmidos. A limpeza pode ser com pano seco ou levemente úmido.

 

  1. Vinílico

A terceira opção de papel de parede é a produzida em vinil ou material vinílico (PVC). Possui grande resistência e é impermeável. Pode ser aplicado em locais úmidos e secos. Dependendo do modelo, apresenta aspecto brilhante, metálico e até mesmo com relevo. A limpeza deve ser feita com pano úmido.

É importante você se certificar qual é o material de revestimento que estiver comprando para conseguir ter o melhor efeito decorativo na sua casa. O papel de parede listrado pode ser encontrado em cada uma dessas opções.

 

Como instalar o papel de parede

Papel de parede listrado
Papel de parede listrado

 

Praticidade é uma palavra que consegue resumir bem o papel de parede. Isso porque a aplicação do revestimento é simplificada e você mesma pode fazer, se quiser. Ou seja, não vai ser preciso gastar a mais para contratar um profissional para a instalação. E isso já é uma boa economia!

Ao escolher o seu papel de parede listrado, veja as instruções do fabricante. Basicamente, elas te vão te orientar a escolher uma parede sem imperfeições, como rachaduras, furos e pregos, para fazer a aplicação.

Se o seu modelo for de celulose, será preciso colocar uma camada de cola. Mas se o modelo for adesivo (em vinil), basta retirar a película e aplicar.

Para se certificar de que o revestimento ficará perfeito, use uma espátula plástica para ir esticando pela parede e evitar que se formem bolhas de ar.

Em pouco tempo e sem se preocupar com toda aquela sujeira característica das pinturas tradicionais, você vai conseguir renovar os mais variados cômodos da sua casa.

 

Papel de parede listrado aumenta o seu cômodo

Papel de Parede Listrado Horizontal
Papel de Parede Listrado Horizontal

 

Você vai se surpreender com a variedade e a beleza dos modelos de papel de parede listrado que existem no mercado, mas o que vai te encantar ainda mais é saber que eles podem ser usados para aumentar visualmente um cômodo.

Se a sua casa possui um pé direito (se a altura das paredes é baixa), você pode usar papel de parede listrado na vertical para provocar uma sensação de que o ambiente está mais alto. Ou seja, listras verticais alongam o ambiente.