A decoração da sua casa parede lousa preto fosco pode ser muito mais fácil do que parece, o adesivo lousa é um adesivo preto fosco que pode ser utilizado tanto para escrever com giz  e usá-lo como quadro decorativo ou também quando se quer um ambiente com uma parede preta. A lousa é uma das principais lembranças escolares do brasileiro. Utilizada desde o final do século XIX nas escolas, ela costumava ser protagonista em sala de aula. Atualmente, a decoração com parede lousa passou a integrar projetos de interiores e vem ganhando inúmeros adeptos.

Seja em sua utilização como quadro de avisos, no escritório, na sala de estar ou jantar, ela mescla a funcionalidade com as inúmeras possibilidade de decoração que se pode fazer com esse estilo. .

Moderna, original e fácil de se obter, a parede lousa marca um novo momento na trajetória do design de interiores. Se deseja saber como decorar a casa com parede de lousa, acompanhe esta postagem e descubra!

Decorando a casa com parede lousa. Confira!!!

1 – Utilize o Adesivo Lousa

parede lousa sala

A solução adesiva possibilita a criação de uma parede lousa funcional e que requer poucos processos para que seja dada a aplicação. Além de rápido e prático, o adesivo lousa é também mais econômico.

 

Esta é uma excelente alternativa para imóveis alugados, uma vez que não demanda pintura ou acabamentos especiais. Por ser um produto adesivado, será removido com facilidade quando necessário.

 

A aplicação é dada através do uso de uma espátula ou pano úmido. Pode-se utilizar de uma fita crepe para dar sustentação ao papel de parede antes de remover o adesivo e também para delimitar o espaço onde será colado.

 

Ao optar pelo uso de um papel de parede adesivo na criação de sua parede lousa, lembre-se: A limpeza deverá ser feita com pano úmido. O uso de detergentes ou desinfetantes podem alterar as propriedades do material.

 

 2 – Tinta fosca para produzir o efeito lousa

É possível criar uma parede lousa com a tinta fosca, embora esta opção seja menos prática que a anterior. Aqui, é necessário a compra da tinta para a pintura da parede, além de ser necessários alguns cuidados específicos.

 

Ao efetuar a pintura:

  • Proteja o chão e as paredes adjacentes a que será pintada;
  • Delimite a área onde será feita a pintura com uma fita crepe grossa;

 

Recomenda-se a utilização de tinta esmalte fosca nas cores preto, cinza escuro ou verde escuro. Serão necessárias duas demãos para que seja produzido o efeito desejado.

 

É importante ressaltar que ao optar pelo uso de tinta, será necessário aguardar até 20 dias para começar a usar o giz sobre a parede. Isso porque, é necessário que o esmalte da tinta usada na parede fique polido e não crie manchas.

 

3 – A parede lousa com a mistura de rejunte para azulejo:

Ainda sendo a opção menos viável e mais trabalhosa para a obtenção da parede lousa, é também mais simples que inúmeros processos em decoração. Neste caso, é necessário o uso da cola branca, de uma tinta preta (ou corante preto) e rejunte para azulejos.

 

Assim, mistura-se o rejunte, a cola e o corante até que obtenha-se uma textura aproximada de uma tinta esmalte. Somente então, é feita a aplicação com o uso de uma esponja macia, semelhante à usada na cozinha.

 

É imprescindível que este processo seja realizado com muita calma, assim como os anteriores. Aqui, o descuido na execução, poderá criar bolhas na parede ou deixar a parede irregular. Não deixe de atentar-se à aplicação.

 

Vantagens de uma Parede Lousa

parede lousa quarto

Este tipo de decoração vem conquistando a atenção dos amantes de decoração e não à toa: além de proporcionar resultados belíssimos, há outras vantagens, como:

 

  • A fácil obtenção

Como visto nos três exemplos anteriores, para criar uma parede lousa, não há mistério. Esta característica é uma das principais vantagens de seu uso.

  • A parede lousa combina com vários cômodos

Podendo ser aplicada na parede do escritório, da sala de estar ou de jantar, ainda no quarto das crianças, na cozinha e nos banheiros, é um dos itens mais versáteis em revestimento e decoração.

  • Fácil de limpar

Para efetuar a limpeza deste tipo de parede, é necessário o uso de um pano umedecido. Caso haja a produção de manchas ou o esbranquiçado, serão necessários cuidados especiais..

  • Inúmeras possibilidades

É possível promover a interação entre os convidados e moradores de uma casa, na criação de mensagens, desenhos e demais componentes que preencherão a sua parede lousa.

 

Ideias para o uso da parede lousa

 

A parede lousa pode assumir uma série de funcionalidades, se aplicada em locais de boa iluminação e ao considerar o contexto de sua aplicação. Se ela será feita no quarto, na sala e, portanto, qual será o seu uso.

 

Aqui, reunimos algumas das principais ideias de uso deste tipo de parede:

  • Crie um mural de recados: É uma boa ideia para quem precisa estabelecer a comunicação através de recados ou anotar compromissos importantes.
  • Mural de fotos junto a parede lousa: Você poderá fixar as suas imagens e preenchê-las com comentários, mensagens, poemas e o que mais remete ao momento na foto.
  • Expressões artísticas: Sejam desenhistas experientes ou leigos, esta estratégia é uma excelente maneira de manter-se criativo e produtivo, permitindo que haja um espaço para expressar as suas inspirações.

 

Mantenha a sua parede lousa limpa!!!

A facilidade não se limita apenas à sua aplicação. Manter a limpeza deste tipo de parede é igualmente fácil, rápido e prático; Normalmente, faz-se o uso de pano úmido, que auxiliará na troca das ilustrações e remoção da poeira.

 

Caso assuma um aspecto esbranquiçado, semelhante a uma mancha, misture água com detergente, estando este segundo em grandes quantidades. Assim, umedeça um pano e aplique na parede.

 

Esta simples dica removerá o excesso do produto que ficou depositado e eliminará a mancha criada.

 

Essa tendência vem ganhando cada vez mais atenção, devido a possibilidade de exercitar a criatividade, além de seu caráter funcional, uma vez que a parede lousa pode servir também de quadro de avisos ou calendários.

 

Seja como for, está técnica de fácil aplicação, é também uma das alternativas mais acessíveis do mercado, não demando a aplicação profissional ou acabamentos especiais.

 

E agora que você já conhece as principais formas de obtê-la, além dos cuidados necessários a sua manutenção, não deixe de aplicar em sua casa e tornar o seu lar mais dinâmico e interativo!

 

E se você quer saber onde encontrar lindos papeis de parede adesivados para montar a sua parede lousa de um jeito prático e eficiente, então confira as novidades que a Nevandecor tem para você. São modelos belíssimos e com alta qualidade que você merece ter no seu lar. Confira e aproveite!